Em evento no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o ministro da Saúde Alexandre Padilha anunciou, nesta sexta-feira, dia 4 de julho, que o Governo Federal vai investir mais de R$ 360 milhões na saúde pública do Ceará. Os recursos são destinados à ampliação dos serviços ambulatoriais e cirúrgicos especializados em unidades cearenses.
Os investimentos do programa devem contemplar unidades de saúde em municípios como Fortaleza, Acaraú, Itapipoca, Crateús e Sobral. Em Fortaleza, o Ministério da Saúde vai continuar a parceria com Governo do Estado e Prefeitura no reforço dos serviços do Instituto Doutor José Frota (IJF), usando o apoio dos Frotinhas e dos Gonzaguinhas. Também devem ser contempladas com recursos a Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza e o Hospital e Maternidade Zilda Arns, conhecido como Hospital da Mulher.
O repasse promete ajudar no custeio da saúde pública no Ceará, incluindo a manutenção e a operação dos serviços, como despesas com pessoal, equipamentos e aquisição de medicamentos e de insumos.
A iniciativa do Governo Lula deve reabrir e aumentar leitos, incluindo de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), salas cirúrgicas e também a quantidade de funcionários, de equipamentos e de insumos.
A meta do Ministério da Saúde é possibilitar a realização de 1.800 cirurgias por mês, garantindo a redução das filas pelo procedimento em vários municípios cearenses.