Pesquisa Quaest: quatro candidatos à Prefeitura de Fortaleza estão em empate técnico

Capitão Wagner lidera cenário acirrado entre os principais postulantes ao Palácio do Bispo.

Da Redação
12/09/24 • 15h45

Capitão Wagner (União), André Fernandes (PL), José Sarto (PDT) e Evandro Leitão (PT) estão empatados tecnicamente.(Foto: José Vitor)

A segunda rodada da pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (11), aponta um cenário de empate técnico entre os quatro principais candidatos à Prefeitura de Fortaleza. Capitão Wagner (União) aparece com 24% das intenções de voto, seguido de André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT), ambos com 21%. José Sarto (PDT) figura com 18%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, o que deixa todos os candidatos tecnicamente empatados. A pesquisa foi encomendada pela TV Verdes Mares.

Eduardo Girão (Novo) obteve 2% das intenções de voto, enquanto Técio Nunes (Psol) apareceu com 1%. Chico Malta (PCB), George Lima (Solidariedade) e Zé Batista (PSTU) não pontuaram nesta rodada. Entre os entrevistados, 5% declararam-se indecisos, e 8% afirmaram que votariam em branco, nulo ou que não irão votar.

Confira os números levantados pela pesquisa Quaest:

Cenário estimulado:

Capitão Wagner (União Brasil) – 24%

André Fernandes (PL) – 21%

Evandro Leitão (PT) – 21%

José Sarto (PDT) – 18%

Eduardo Girão (Novo) – 2%

Técio Nunes (Psol) – 1%

Zé Batista (PSTU) – 0%

George Lima (Solidariedade) – 0%

Chico Malta (PCB) – 0%

Nenhum/Branco/Nulo – 8%

Não sabe/Não respondeu – 5%

Na primeira pesquisa Quaest, divulgada em agosto, Capitão Wagner tinha 31% das intenções de voto e agora aparece com 24%. José Sarto registrou queda, saindo de 22% para 18%. Já André Fernandes e Evandro Leitão subiram de 14% para 21%, consolidando o cenário de disputa acirrada.

A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 10 de setembro, com 900 eleitores de Fortaleza, sendo registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo CE-05405/2024. O levantamento foi feito de forma presencial e tem um índice de confiança de 95%.