Longa-metragem “Mestras” destaca o poder de cinco mulheres na cultura cearense

Produção exalta a trajetória de mulheres que mantêm vivas as tradições culturais do estado.

Da Redação
18/09/24 • 14h30

O filme foi exibido em Canindé. (Foto: Divulgação)

O filme *”Mestras”*, lançado em agosto, traz para o público a história de cinco mulheres cearenses cujas vidas estão intimamente ligadas à preservação e à transmissão da cultura popular do estado. Com direção de Ana Patrícia dos Santos e roteiro de Renata Marques, o longa-metragem destaca Raimundinha Lopes (renda de bilro), Lúcia Pequeno (louceira), Expedita Moreira (dança de São Gonçalo), Dina Vaqueira (cantora de aboio) e Ana da Rabeca (musicista), revelando suas contribuições para a manutenção dos saberes tradicionais.

Filmado em diversas cidades do interior do Ceará, como Umari, Canindé e Limoeiro do Norte, o longa se propõe a contar não só as histórias dessas mulheres, mas também a importância cultural e social de suas práticas. Com 1h16 de duração, “Mestras” é uma produção que ressalta o impacto dessas figuras na preservação das tradições locais, servindo de inspiração para suas comunidades e perpetuando a riqueza cultural nordestina.

O longa, que contou com o apoio do XIV Edital Ceará de Cinema e Vídeo da Secult e a distribuição viabilizada pela Lei Paulo Gustavo, já percorreu quatro municípios cearenses e tem novas exibições previstas a partir de novembro.