Um visual deslumbrante, uma fotografia impecável e uma história que comove desde o início. Assim defino os primeiros cinco capítulos de “Guerreiros do Sol”, novela original da Globoplay, que teve estreia na última quarta-feira (11). Além da exibição da plataforma de streaming da Globo, a trama inédita está sendo exibida também na Globoplay Novelas.
A trama é inspirada em Lampião e Maria Bonita e de muitos outros casais de cangaceiros que viveram no Sertão Nordestino nas décadas de 1920 e 1930, Guerreiros do Sol conta a história do amor de Rosa (Isadora Cruz) e Josué (Thomás Aquino). Paixões, traição, política, vingança, dinheiro e banditismo são alguns dos temas que perpassam os 45 capítulos da novela.
O primeiro capítulo de tirar o fôlego mostra uma Rosa, viúva, que inicia sua vingança. Ela é a responsável por situar o telespectador e conta a história. Logo nos primeiros minutos mostra-se um Josué em busca de vingança pela morte do pai. Ao lado dos seus irmãos, ele quer justiça e busca acabar com a vida de Idálio (Daniel de Oliveira), filho de Coronel Elói (José de Abreu). Um homem grosso, machista, casado com Jânia (Alinne Moraes), uma mulher transgressora e à frente do tempo.
O clima de romance, a tensão e o suspense estão presente em todos os cinco capítulos disponíveis. O encantamento de Rosa por Josué e a segurança em um casamento com o Coronel Elói também causam uma certa apreensão no público. O gancho para o próximo bloco de capítulos da trama também termina com uma hostilidade entre os irmãos Josué e Arduíno (Irandhir Santos).
A trama foi gravada em 2022 e a estreia foi adiada por duas vezes e foi gravada durante oito meses. Outras duas séries inspiradas no Cangaço estão disponíveis na Amazon Prime (Cangaço Novo) e na Disney Plus (Maria e o Cangaço).