O Governo Lula anuncia nesta quarta-feira, dia 13 de agosto, um pacote de medidas para socorrer empresas exportadoras impactadas pela tarifa de 50% aplicada pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. O anúncio será feito no Palácio do Planalto com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo, na rádio BandNews, Lula afirmou que será assinada uma Medida Provisória (MP) criando uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para empresas que perderam competitividade no mercado externo. Segundo o presidente, essa é a primeira parte de um conjunto de medidas em estudo.
Lula convidou para o evento os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Além do crédito, o pacote prevê ampliação de compras governamentais, abertura de novos mercados e prioridade para conteúdo nacional.
O presidente brasileiro anunciou que o governo enviará ao Congresso Nacional, já nesta quarta-feira, a proposta para regulamentar as big techs no Brasil. O objetivo é estabelecer regras claras para o funcionamento de grandes plataformas digitais no país. A medida busca enfrentar problemas como a disseminação de desinformação, crimes virtuais e a concentração de poder nas mãos de de poucas empresas de tecnologia.