Pelotões das Regionais da Guarda Municipal de Fortaleza passam a reforçar o Pacto pela Segurança Cidadã com 12 vans, 36 motocicletas, aparato tecnológico e integração com demais forças de segurança, além de efetivo capacitado para atuar nos bairros, comunidades e territórios. Unidades foram criadas pelo prefeito Evandro Leitão. “É um compromisso de campanha que estamos cumprindo agora, criando os 12 pelotões regionais com um efetivo bem preparado, e com toda uma estrutura de veículos, de armamento adequado, para ocuparmos os espaços públicos”, destacou o prefeito da Capital.
Os 12 novos pelotões, um por Regional, compõem um conjunto de estratégias voltadas à prevenção e ao enfrentamento qualificado da violência urbana, com foco na proteção de equipamentos e serviços públicos municipais e no fortalecimento da presença comunitária da Guarda Municipal.
A iniciativa reforça as ações já realizadas pelo prefeito Evandro Leitão e faz parte de um conjunto de medidas na área da segurança pública municipal. Entre elas, destacam-se a nomeação de 254 guardas municipais, a ampliação do treinamento e habilitação para o porte de arma de fogo, a reestruturação da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), a criação de novos cargos e estruturas voltadas para a proteção dos territórios da capital, além da inauguração do Centro Integrado de Segurança de Fortaleza (Cisfor), que inclui as novas sedes da Sesec e da GMF.