Rayssa Leal conquista bicampeonato mundial de skate street em Roma

Skatista de 16 anos vence final emocionante e se firma como uma das maiores do esporte.

Da Redação
16/09/24 • 09h20

Rayssa ficou em primeiro em competição contra sete japonesas na final. (Foto: Reprodução)

No sábado (14), a maranhense Rayssa Leal, de apenas 16 anos, conquistou seu segundo título mundial de skate street, ao vencer o campeonato mundial da modalidade em Roma, Itália. A jovem skatista, que já é duas vezes medalhista olímpica, fez história ao garantir a virada na reta final da competição, superando grandes adversárias, todas elas japonesas.

Rayssa, que havia conquistado o primeiro título mundial em 2022, voltou a mostrar sua excelência na primeira competição após os Jogos Olímpicos de Paris, onde conquistou o bronze. A final feminina contou com oito atletas, e Rayssa se destacou desde o início, obtendo as duas melhores notas nas voltas iniciais (86,44 e 88,43), que lhe deram uma boa vantagem.

Na segunda fase da competição, em que as atletas têm cinco tentativas de manobras únicas, a brasileira encontrou forte oposição de Momiji Nishiya, ouro em Tóquio. A japonesa alcançou uma pontuação de 94,88, a maior da final, e assumiu a liderança após as primeiras tentativas de Rayssa não serem bem-sucedidas.

No entanto, a “Fadinha” se recuperou com duas manobras espetaculares, marcando 88,14 e 93,99, ultrapassando Nishiya em sua penúltima tentativa. Com isso, restava apenas uma manobra para cada atleta, e Nishiya, única com chances de tirar o título de Rayssa, falhou, selando a vitória da brasileira.

O feito de Rayssa é ainda mais impressionante diante da força do Japão no skate street feminino. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio e Paris, o pódio foi dominado por japonesas, com Rayssa sendo a única não japonesa a garantir uma medalha em ambas as edições (prata em 2021 e bronze em 2024).