Bancários do Banco do Brasil no Ceará entram em greve

Funcionários rejeitam proposta de acordo e paralisam atividades em 96 agências no Estado.

Da Redação
16/09/24 • 11h00

A votação foi feita virtualmente pelo Sindicato e 57,93% dos participantes aprovaram a paralisação. (Foto: Reprodução)

Os bancários do Banco do Brasil no Ceará iniciaram uma greve nesta segunda-feira (16), após decisão tomada em assembleia híbrida realizada na última quinta-feira (12) pelo Sindicato dos Bancários do Ceará (Seeb-CE). A votação ocorreu virtualmente nos dias 9 e 10 de setembro, com 57,93% dos participantes aprovando a paralisação. O movimento afeta 26 agências em Fortaleza e 70 no interior do Estado, impactando aproximadamente 1.800 trabalhadores.

O sindicato informou que a greve foi deflagrada após a rejeição da proposta de acordo coletivo específico oferecido pela empresa. A proposta foi debatida em diversas rodadas de negociação, mas não satisfez as demandas da categoria, que se posicionou contra os termos apresentados.

O Banco do Brasil destacou que está participando da mesa única de negociações da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), onde são discutidos temas gerais da categoria, como o índice de reajuste. A instituição também informou que mantém uma mesa específica de diálogo com as entidades sindicais, voltada para tratar questões específicas dos funcionários do banco.

Em nota, o BB afirmou que a proposta de acordo foi aprovada em diversas assembleias pelo país, e que algumas regiões ainda estão avaliando. Para mitigar os impactos da paralisação, o banco orienta os clientes a utilizar canais digitais, como o aplicativo, Internet Banking, correspondentes bancários, e a Central de Relacionamento pelos números 4001-0001 (capitais) e 0800 729 0001 (demais localidades).