Federação União Progressista é lançada em Brasília

No Ceará, grupo tem divergências em ser oposição ou governo.
A solenidade de lançamento aconteceu em Brasília nesta terça-feira. (Foto: Reprodução)

A federação partidária União Progressista (UP), que reúne o União Brasil e o Progressistas, foi lançada nesta terça-feira, dia 19 de agosto, em Brasília. Lideranças políticas cearenses que estão hoje na oposição estiveram na Capital Federal e reivindicam estar à frente da federação no estado. O ex-ministro Ciro Gomes, ainda no PDT, e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que avalia se filiar ao União Brasil, estiveram no evento. Ciro é cortejado para ser candidato ao Governo do Ceará em 2026. O PSDB é outra legenda que deseja o ex-ministro em seus quadros.

A oposição no Ceará também esteve representada pelo presidente estadual do União Brasil, Capitão Wagner, acompanhado do deputado federal Danilo Forte e dos deputados estaduais, Sargento Reginauro e Felipe Mota, além do deputado estadual Cláudio Pinho, ainda no PDT.

A federação União Progressista nasce grande, com 109 deputados federais, maior bancada na Câmara dos Deputados, e 14 senadores. São 1.335 prefeitos e sete governadores. Só de fundo eleitoral, são R$ 953,8 milhões.

O desafio na nova federação é conciliar os interesses de oposicionistas e de políticos que estão ligados ao governo, seja em nível federal ou estadual. No Ceará, o PP tem à frente Zezinho Albuquerque, que é secretário das Cidades do Governo Elmano de Freitas. No União Brasil, Capitão Wagner lidera o partido e faz oposição no Governo do Estado, mas o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa e a deputada federal Fernanda Pessoa defendem o governo de Elmano Freitas.

Mais notícias

plugins premium WordPress