+ Notícias
+ Notícias
Um voo da Delta Air Lines capotou ao pousar no Aeroporto Pearson, em Toronto, nesta segunda-feira (17), em meio a ventos fortes e pista coberta de neve. O acidente deixou 18 feridos, incluindo três em estado grave, entre eles uma criança.
A aeronave, um CRJ900 operado pela subsidiária Endeavor Air, transportava 76 passageiros e quatro tripulantes e havia decolado do Aeroporto Internacional de Minneapolis-St. Paul. Segundo as autoridades, a causa do acidente ainda será investigada.
De acordo com uma gravação divulgada pelo liveatc.net, um funcionário de emergência alertou a torre de controle sobre a situação da aeronave. “A aeronave está de cabeça para baixo e em chamas”, informou. Imagens publicadas nas redes sociais mostram bombeiros combatendo o incêndio enquanto passageiros desembarcavam na neve.
O Aeroporto Pearson havia alertado mais cedo sobre os desafios operacionais devido à nevasca do fim de semana, que acumulou 22 cm de neve. Após o acidente, o terminal ficou fechado por mais de duas horas, provocando atrasos e desvios para outros aeroportos, como o Aeroporto Internacional Trudeau, em Montreal.
Equipes do Conselho de Segurança de Transporte do Canadá (TSB) e do Conselho de Segurança Nacional de Transportes dos EUA foram mobilizadas para investigar o caso. A Mitsubishi Heavy Industries, atual fabricante do CRJ900, declarou que cooperará com as investigações.
O acidente em Toronto ocorre após uma série de incidentes aéreos na América do Norte. No fim de janeiro, um helicóptero do Exército dos EUA colidiu com um jato comercial em Washington, deixando 67 mortos. Além disso, um avião de transporte médico caiu na Filadélfia, matando sete pessoas, e um acidente no Alasca deixou 10 vítimas fatais.