Pesquisar

Ceará

Ceará

Voo com deportados dos EUA chega a Fortaleza com 96 brasileiros

Desembarque no Aeroporto Pinto Martins ocorreu na manhã desta sexta-feira (11); grupo seguiu para acolhimento humanitário.
Avião com brasileiros deportados vindos dos Estados Unidos.
Um dos passageiros foi preso pela Polícia Federal por um mandado de prisão em aberto no Paraná. (Foto: Caio Rocha)

Um novo voo com deportados brasileiros dos Estados Unidos chegou a Fortaleza na manhã desta sexta-feira (11), por volta das 9h05, com 96 passageiros a bordo. Entre eles, um homem foi preso pela Polícia Federal (PF) por conta de um mandado de prisão em aberto no estado do Paraná, referente ao crime de roubo.

De acordo com a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih), o grupo era composto por 81 homens e 15 mulheres, incluindo três idosos e dois menores de idade. Os passageiros foram recebidos em uma ação humanitária promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a Defensoria Pública da União (DPU), alguns dos repatriados chegaram ao Brasil somente com a roupa do corpo.

Atendimento em Fortaleza e destino final

O acolhimento inicial foi realizado no Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), na capital cearense. Posteriormente, os deportados seguiram viagem em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino a Belo Horizonte, com previsão de chegada às 15h, no Aeroporto Internacional de Confins (MG).

Nesta operação, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disponibilizou 50 passagens rodoviárias para facilitar o deslocamento dos repatriados até seus estados de origem. Foram 30 passagens para os que permaneceram em Fortaleza, com destino ao Norte e Nordeste, e 20 passagens para os que seguiram a Confins, com rota para regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

Nova rota de voos para Fortaleza

Desde fevereiro deste ano, o Governo Federal definiu Fortaleza como destino oficial dos voos com deportados. Anteriormente, os desembarques ocorriam em Belo Horizonte. A decisão foi motivada por questões estratégicas e jurídicas, uma vez que os passageiros chegam algemados dos Estados Unidos. A legislação brasileira restringe a permanência de pessoas nessa condição no território nacional, e a proximidade do litoral reduz o tempo de contenção.

Este foi o sexto grupo de brasileiros deportados a retornar ao país desde o início do novo governo de Donald Trump, sendo o quinto voo com destino a Fortaleza.

Mais notícias

plugins premium WordPress