Esporte
Esporte
O Vitória voltou a disputar uma competição continental depois de nove anos e empatou por 1 a 1 com o Universidad de Quito, na noite desta quarta-feira (2), no Barradão, em Salvador, pela primeira rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana. O gol rubro-negro foi marcado por Matheuzinho, de pênalti, enquanto Londoño abriu o placar para os equatorianos. A equipe visitante teve um jogador expulso no segundo tempo.
A última vez em que o Vitória disputou um torneio internacional foi em 2016, mas contra equipes de fora do Brasil o jejum era ainda maior, datando de 2014, quando enfrentou o Atlético Nacional-COL. Em ambas ocasiões, a equipe baiana parou nas oitavas de final da Sul-Americana, que segue sendo sua melhor campanha histórica na competição.
Domínio sem efetividade no primeiro tempo
O Vitória iniciou a partida com mais posse de bola e tentou sufocar o adversário no campo de defesa. No entanto, a falta de criatividade e os erros de passe prejudicaram a criação de chances. O Universidad de Quito equilibrou o jogo com o passar do tempo e teve a melhor oportunidade da etapa inicial, com chute perigoso de Ismael Díaz.
A impaciência da torcida aumentou e o jogo ficou truncado, com muitas faltas cometidas pelos equatorianos para esfriar o ritmo da partida. Mesmo com o volume ofensivo retomado nos minutos finais, o Vitória foi para o intervalo sob vaias discretas.
Reação após sofrer o gol
Na volta do intervalo, o Vitória voltou mais agressivo, com destaque para uma jogada de Mosquito, parada pelo goleiro adversário. No entanto, aos oito minutos, Londoño aproveitou uma falha defensiva e abriu o placar para o Universidad. O cenário mudou novamente aos 18 minutos, quando Luis Castillo foi expulso, deixando o time visitante com um a menos.
A equipe baiana intensificou a pressão e conseguiu o empate aos 30 minutos, em cobrança de pênalti convertida por Matheuzinho, após toque de mão na área. O Universidad ainda teve chances em contra-ataques, mas o goleiro Lucas Arcanjo salvou o Vitória com grande intervenção. Na reta final, o Rubro-Negro pressionou, mas parou na forte marcação equatoriana.
O Vitória volta a campo no domingo (6), às 18h30, contra o Flamengo, novamente no Barradão, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro Série A. Pela Sul-Americana, o próximo compromisso será na quinta-feira (11), diante do Defensa y Justicia, na Argentina.