Esporte
Esporte
Vinicius Junior fez história nesta terça-feira (17) ao ser coroado melhor jogador do mundo pela primeira vez na carreira. Em cerimônia realizada em Doha, no Catar, durante a comemoração dos 20 anos da Aspire Academy, o atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira recebeu o prestigiado prêmio das mãos do presidente da FIFA, Gianni Infantino.
Ao subir ao palco, Vini Jr. emocionou o público ao relembrar suas origens em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, e a trajetória de superação até o topo do futebol mundial. “Era tão distante que parecia impossível chegar até aqui. Eu era uma criança que jogava bola descalço nas ruas, perto da pobreza e do crime. Chegar até aqui é algo muito importante, porque estou fazendo por muitas crianças que acham que tudo é impossível”, destacou.
O jogador agradeceu à família, que abriu mão dos próprios sonhos para apoiá-lo, e também reconheceu o apoio do Real Madrid, de Carlo Ancelotti, de seus companheiros de clube e da Seleção Brasileira. “Quero seguir por muito tempo jogando no Real Madrid, o maior clube do mundo. Também não poderia deixar de agradecer ao Flamengo, que foi o clube que me colocou no campo e me fez chegar até aqui.”
Com a conquista, Vinicius Junior entra para a seleta lista de brasileiros eleitos melhor jogador do mundo pela FIFA, ao lado de Romário, Ronaldo Fenômeno, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká. O atacante é o primeiro brasileiro a conquistar o prêmio desde 2007, quando Kaká recebeu a honraria.
A temporada 2023/24 foi brilhante para o atacante. Vestindo a camisa do Real Madrid, Vini Jr. foi peça fundamental nas campanhas dos títulos da Champions League e da LaLiga, atuando em 39 partidas, marcando 24 gols e distribuindo 11 assistências.