Pesquisar

Esporte

Esporte

Verstappen vence no Japão e encosta em Norris na liderança do Mundial

Tetracampeão quebra jejum de vitórias, conquista quarto triunfo seguido em Suzuka e reacende disputa pelo título de 2025.
Foi a quarta vitória consecutiva de Verstappen em Suzuka. (Foto: Motorsport)

Max Verstappen voltou ao lugar mais alto do pódio na madrugada deste domingo (6) ao vencer com autoridade o GP do Japão de Fórmula 1. O piloto da Red Bull liderou de ponta a ponta e encerrou um jejum de vitórias que durava desde dezembro, no Catar. Com o resultado, o holandês encosta em Lando Norris na liderança do campeonato: agora, está a apenas um ponto do britânico da McLaren.

O pódio em Suzuka foi completado pela própria dupla da equipe inglesa: Norris chegou em segundo e Oscar Piastri em terceiro, garantindo uma dobradinha da McLaren entre os melhores. Mesmo pressionado nas voltas finais, Verstappen administrou bem a vantagem de 1s4 sobre o vice-líder da prova.

Com a vitória no Japão, o tetracampeão chegou ao seu quarto triunfo consecutivo no tradicional circuito, igualando Lewis Hamilton como o maior vencedor em atividade em Suzuka — ambos agora estão atrás apenas de Michael Schumacher, que venceu seis vezes no traçado.

Gabriel Bortoleto, que largou em 17º com sua Sauber, até chegou a ganhar posições durante os pit stops, mas não teve ritmo suficiente para avançar mais. Ele adotou compostos médios na volta 32, mas terminou atrás de Nico Hulkenberg, fechando em 17º, uma posição abaixo da que largou.

Já o estreante Isack Hadjar foi o grande destaque da corrida. Correndo pela RB, o francês garantiu seus primeiros pontos na Fórmula 1 ao terminar em oitavo lugar. Ele perdeu posição para Hamilton, mas ainda assim foi o melhor da equipe no fim de semana, que também marcou o retorno de Liam Lawson ao grid. A RB agora soma sete pontos e ocupa o oitavo lugar no Mundial de Construtores.

Apesar da vitória de Max, a Red Bull não conseguiu avançar no campeonato de construtores, já que pontuou apenas com o holandês. A equipe segue em terceiro lugar, atrás da Mercedes, e viu a McLaren ampliar sua liderança com os dois pilotos no pódio. A estreia de Yuki Tsunoda no lugar de Lawson não teve brilho: o japonês largou em 15º e terminou em 12º, sem ameaçar a zona de pontuação.

Com transmissão da Band Ceará, o próximo desafio da temporada será o GP da China, com expectativas renovadas pela reabertura da disputa pelo título entre Verstappen e Norris.

Mais notícias

plugins premium WordPress