+ Notícias
+ Notícias
O Vaticano anunciou nesta segunda-feira (28) que o conclave para eleger o novo papa começará no dia 7 de maio. A decisão foi tomada durante a quinta Congregação Geral de cardeais realizada após a morte do Papa Francisco.
A Capela Sistina foi fechada ao público nesta segunda-feira para dar início aos preparativos para o conclave, que inclui a instalação da chaminé onde serão queimadas as cédulas de votação. O conclave ocorrerá após o encerramento do Novendiales, o período de nove dias de luto iniciado no sábado após o sepultamento de Francisco.
Ainda não há previsão oficial para a escolha do novo pontífice, já que a duração do conclave varia conforme as votações. Nos dois conclaves anteriores, em 2005 e 2013, a escolha do papa ocorreu em apenas dois dias, mas há registros históricos de votações que duraram anos.
Ao todo, 133 cardeais participarão do processo eleitoral, que será considerado mais global do que o anterior. Entre os eleitores, estarão sete cardeais brasileiros.
Durante o conclave, os cardeais permanecerão isolados dentro do Vaticano, na chamada “zona de conclave”, e farão juramento de segredo absoluto sobre o processo. Todas as votações serão realizadas na Capela Sistina.