Ceará
Ceará
O Governo do Ceará inaugurou, nesta terça-feira (1), uma nova unidade do Vapt Vupt no Shopping Parangaba, em Fortaleza. A estrutura conta com 990 m² e pode atender até 1.906 pessoas por dia, com agendamentos feitos por meio do site oficial. Para pessoas com dificuldade de acesso à internet, o atendimento é realizado com apoio técnico nos espaços de inclusão digital (e-Vapts) localizados nas próprias unidades.
Inclusão e diversidade no atendimento
O governador Elmano de Freitas destacou a localização estratégica da unidade e seu impacto para a população. “A Parangaba é o ponto central de Fortaleza. Trazer esse serviço para cá é estar mais próximo da população”, afirmou. Ele também elogiou o perfil diverso da equipe, composta majoritariamente por mulheres (72%), além de 46% de pessoas pretas e pardas, e a presença de funcionários trans e com mais de 50 anos.
Durante a inauguração, Elmano reforçou o compromisso com o bom atendimento: “O patrão de vocês é o povo do Ceará. Os problemas que as pessoas trouxerem para cá devem ser nossos também.”
Parcerias e investimentos
A nova unidade representa um investimento de R$ 2,8 milhões e reúne 12 órgãos parceiros, como Detran, INSS, Procon, Sefin, TRE, entre outros, além de órgãos da Prefeitura de Fortaleza, como AMC, Etufor e SDHDS. O espaço também contará com serviços de saúde, cidadania, segurança e mobilidade urbana.
A vice-governadora Jade Romero, também secretária da Proteção Social, destacou que o Vapt Vupt é “um equipamento de inclusão e cidadania que agiliza a vida das pessoas”. Segundo ela, em 2023, mais de 3 milhões de atendimentos foram realizados em todo o estado.
Expansão da rede
Com a nova unidade, Fortaleza passa a contar com cinco Vapt Vupts, localizados nos bairros Antônio Bezerra, Centro, Messejana, Papicu e Parangaba. Já o interior do estado tem unidades em Juazeiro do Norte e Sobral.
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, ressaltou a importância da descentralização dos serviços. “Isso garante que os serviços estejam cada vez mais próximos dos bairros, especialmente nas áreas periféricas.” O superintendente do Shopping Parangaba, Rodolfo Cardoso, reforçou a parceria com o Governo: “O shopping agora contribui com o desenvolvimento econômico e o acesso aos serviços públicos.”