Ceará
Ceará
Fortaleza foi confirmada como uma das cidades que receberão uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) totalmente digital, como parte da nova Rede Nacional de Serviços Inteligentes e de Medicina de Alta Precisão do SUS. A UTI Inteligente em Fortaleza será instalada no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e integra um projeto ambicioso do Ministério da Saúde para modernizar o atendimento de alta complexidade no país.
A unidade no HGF contará com serviços totalmente digitais, onde equipamentos e sistemas de informação estarão interligados. Usando inteligência artificial e big data, o sistema permitirá o monitoramento contínuo dos pacientes, a previsão de agravos e o apoio às decisões clínicas da equipe médica. Segundo o Ministério da Saúde, essa tecnologia pode reduzir em até cinco vezes o tempo de espera por atendimento de emergência. As 14 UTIs da rede estarão conectadas a uma central nacional de pesquisa e inovação, sediada no futuro Instituto Tecnológico de Emergência do Hospital das Clínicas da USP.
A primeira etapa do projeto prevê um investimento de R$ 1,7 bilhão, viabilizado por meio de uma cooperação com o Banco dos BRICS. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a iniciativa como o início de uma “nova era de inovação do SUS”. A expectativa é que, após a aprovação do financiamento, os primeiros serviços da rede, incluindo a unidade de Fortaleza, entrem em operação já em 2026. “Vamos permitir que a população tenha acesso ao que tem de melhor em tratamento médico”, frisou o ministro.