Entretenimento
Entreterimento
O livro “Umbanda para Crianças – Aprendendo lições valiosas com os Orixás”, de Bernardo D’Oxóssi, foi lançado oficialmente na XV Bienal Internacional do Livro do Ceará, em evento realizado na última segunda-feira (7), no stand do Comitê Gestor das Expressões Afro-Brasileiras, no Centro de Eventos do Ceará.
Voltada ao público infantil e às famílias, a obra tem como objetivo celebrar a ancestralidade afro-brasileira com uma linguagem lúdica, educativa e inclusiva, apresentando os orixás como figuras inspiradoras que ensinam lições sobre respeito, coragem, amor, amizade e cuidado com a natureza. O lançamento marca uma contribuição inédita ao universo da literatura infantojuvenil, voltada à espiritualidade de matriz africana.
Neste primeiro volume da coleção, são apresentadas histórias de Iemanjá, Oxalá, Oxóssi, Exu, Xangô, Ogum, Iansã, Nanã, Oxum, Ibeji, Omulu e Orunmilá. Com ilustrações e textos acessíveis, a obra valoriza a diversidade religiosa e incentiva o protagonismo das tradições afro-brasileiras desde cedo.
Segundo o autor, a publicação é também uma resposta ao preconceito religioso ainda presente em espaços como escolas e meios de comunicação. “Mais do que apresentar os orixás de forma lúdica, esse livro cumpre uma missão fundamental: mostrar que nas religiões de matriz africana também se ensina amor, respeito, amizade, coragem e cuidado com o próximo e com a natureza”, destaca Bernardo D’Oxóssi.