Pesquisar

Ceará

Ceará

Uece inaugura complexo de laboratórios avançados

Estrutura pioneira na América Latina tem equipamentos de última geração para pesquisas em saúde e biotecnologia.
O investimento supera os R$ 25 milhões. (Foto: Hiane Braun)

O Governo do Ceará inaugurou, nesta segunda-feira (4), o Complexo de Equipamentos e Laboratórios Multiusuários e Microscopia Avançada da Universidade Estadual do Ceará (Celmma/Uece), com investimento superior a R$ 25 milhões. O evento contou com a presença do governador Elmano de Freitas, acompanhado pela secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro, e o reitor da Uece, Hidelbrando Soares, entre outras autoridades, no bairro Itaperi, em Fortaleza.

O Celmma é equipado com três tecnologias inéditas na América Latina: os aparelhos Crossbeam 350, Celldiscoverer e Lightsheet. Essas tecnologias, importadas da Alemanha, foram adquiridas através do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec II), sob coordenação da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

Segundo o governador Elmano de Freitas, o centro representa um avanço significativo para a ciência no estado e para o Brasil. “Temos neste Centro possibilidades muito grandes para o ensino e a aprendizagem, além de um corpo docente altamente qualificado. Acredito firmemente que é o conhecimento, gerado por espaços como este, que vai transformar a nossa sociedade”, afirmou.

O Celmma tem foco no desenvolvimento de soluções para doenças como síndromes respiratórias e condições crônicas, além de contribuir para a criação de vacinas e bioativos para novas terapias, impactando a saúde pública e a biotecnologia no país.

Mais notícias

plugins premium WordPress