Reserva Natural Serra das Almas se destaca como destino para observação de aves no Ceará

Localizada entre Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI), a reserva é um refúgio para mais de 235 espécies de pássaros.

Da Redação
23/08/24 • 10h58

Os 6.285 hectares da RNSA abrigam 235 espécies de aves. (Foto: Fábio Nunes)

A Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), com seus 6.285 hectares, se tornou um dos principais destinos no Ceará para observadores de aves. Gerida pela Associação Caatinga, a reserva é a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do estado, abrigando uma rica biodiversidade, com mais de 235 espécies de aves, muitas das quais são raras, ameaçadas de extinção e endêmicas do bioma Caatinga.

Entre os registros recentes, destacam-se espécies como o papa-lagarta-de-euler e o tuju, que reafirmam o sucesso das estratégias de conservação implementadas na área. “A Caatinga é o único bioma 100% brasileiro e vem sofrendo muito com a defaunação. A Reserva Natural Serra das Almas é um refúgio para a fauna, um local onde podemos sentir a importância e a riqueza de uma Caatinga preservada”, destaca Samuel Portela, Coordenador de Conservação da Biodiversidade da Associação Caatinga.

A RNSA também é um importante centro de educação ambiental, participando ativamente do Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves da Caatinga (PAN Aves da Caatinga), que promove campanhas de combate à caça e ao tráfico de aves, além de ações educativas.

A reserva está aberta para visitação, oferecendo guias especializados e uma infraestrutura que inclui alojamento, refeitório, trilhas ecológicas, exposições e uma loja física. O agendamento deve ser feito com antecedência pelo e-mail caatinga@acaatinga.org.br ou pelo telefone (88) 9955-6570.

A Reserva Natural Serra das Almas é também reconhecida pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga, destacando-se não só pela conservação do bioma, mas também pela interação com as comunidades rurais da região.