Número de empresas prestadoras de serviços turísticos no Ceará supera período pré-pandemia

Mais de 1.600 empresas foram inscritas no Cadastur no primeiro trimestre de 2024.

Da Redação
16/04/24 • 16h50

Em relação a 2023, o aumento foi de 37,8%. (Foto: Tatiana Fortes)

No primeiro trimestre deste ano, o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) registrou 1.620 novas inscrições. Esse número representa um aumento de 99,26% em comparação com o mesmo período de 2019, antes da pandemia. A Secretaria do Turismo (Setur), em parceria com o trade turístico e governanças regionais, tem alcançado sucesso na formalização de empresas prestadoras de serviços turísticos no estado.

Segundo Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Ceará, esse aumento na formalização das empresas indica uma recuperação do setor turístico após a pandemia. Ela ressalta a importância da qualidade dos serviços oferecidos aos turistas e a segurança para os visitantes ao explorarem as regiões turísticas do estado.

Em relação ao mesmo período de 2023, onde foram registrados 1.176 cadastros de janeiro a março, o aumento em 2024 foi de 37,8%. A Secretaria do Turismo realiza um acompanhamento contínuo, auxiliando na coleta e processamento dos dados inseridos na plataforma do Governo Federal.

Além disso, a Setur promove a formalização através de seminários, capacitações e reuniões com as governanças das rotas turísticas. Um exemplo recente de tais iniciativas foi a reunião ordinária do Fórum de Turismo da Ibiapaba (Fortib), realizada virtualmente em 9 de abril, com a participação de prefeitos, secretários e empresários do setor. Durante o encontro, Yrwana Albuquerque enfatizou a excelência que a formalização traz ao turismo do Ceará, beneficiando tanto os turistas quanto os empresários, que ganham acesso a financiamentos e programas de qualificação profissional.