Ceará lidera movimentação de turistas internacionais no Nordeste em julho

Estado mantém liderança regional pelo quarto mês consecutivo.

Da Redação
28/08/24 • 13h25

Desde abril, o Aeroporto Internacional de Fortaleza foi o que mais recebeu turistas internacionais no Nordeste. (Foto: Fraport)

O Ceará consolidou sua posição como o principal destino de turistas internacionais no Nordeste durante o mês de julho, de acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Com 38.886 passageiros estrangeiros desembarcando no Aeroporto Internacional de Fortaleza, o estado liderou a região e ficou em sétimo lugar no ranking nacional.

Na alta estação, o Aeroporto Internacional de Fortaleza recebeu mais turistas internacionais do que os terminais de Salvador (36.736) e Recife (33.015), que ocuparam a oitava e nona posições, respectivamente, no ranking nacional. Este é o quarto mês consecutivo em que o Ceará supera seus concorrentes regionais, com a liderança iniciada em abril.

Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Ceará, destacou que a posição de liderança reflete o potencial turístico do estado e o trabalho contínuo de promoção e melhoria da infraestrutura turística. “Esse resultado é fruto de um trabalho contínuo, que envolve, sobretudo, a promoção do nosso destino e a oferta de experiências únicas aos visitantes de todo o mundo.”

A secretária também ressaltou os impactos positivos desse fluxo crescente de turistas internacionais para a economia local, especialmente na geração de empregos e renda. “Cada turista que chega ao Ceará impulsiona não apenas o setor de turismo, mas toda a cadeia produtiva associada. Isso reforça a importância de continuarmos investindo com assertividade para seguirmos avançando.”

Além das belezas naturais, Yrwana apontou a hospitalidade cearense como um diferencial que contribui para a atração e retenção de turistas. “O Ceará não oferece apenas belas paisagens, mas também a receptividade do seu povo, algo que deixa uma marca em quem nos visita. Este, também, é um dos nossos maiores trunfos.”