Ceará lidera a movimentação de turistas internacionais no Norte e Nordeste em 2024
De acordo com os dados da Fraport Brasil, o Aeroporto de Fortaleza movimentou mais de 32 mil passageiros.
Da Redação
30/07/24 • 11h50
Junho foi o terceiro mês seguido de liderança do Ceará na atração de turistas internacionais entre os estados do Norte e Nordeste. Segundo dados da Fraport Brasil, que administra o Aeroporto Internacional de Fortaleza, o terminal movimentou 32.006 passageiros no período, superando Bahia (26.974) e Pernambuco (26.172), que aparecem na segunda e terceira posição, respectivamente.
Com esse resultado, o Ceará ultrapassou o aeroporto de Salvador (187.032) no acumulado do ano, fechando o primeiro semestre na primeira posição, com 191.173 passageiros. O crescimento foi de 58%, o mais alto da região. Recife registrou, de janeiro a junho, 152.787 passageiros, ficando em terceiro. A liderança do Ceará iniciou em abril e se manteve nos meses seguintes.
A secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, destacou que os investimentos do Governo do Ceará estão se mostrando assertivos. “Executamos uma política nacional e internacional de promoção turística, colocando o Ceará entre os principais destinos globais. Participamos de eventos e feiras ao redor do mundo, mostrando nossas belezas ao turista, ao investidor e aos agentes de viagens. Os números comprovam a eficácia desse trabalho”, afirmou.
Desde março, o Ceará vem conquistando importantes incrementos aéreos internacionais. Com a TAP, o estado passou de sete para nove voos semanais. A GOL abriu uma nova rota para Orlando e adicionou uma frequência extra para Miami em junho. A Air France anunciou mais duas frequências semanais para Paris a partir de outubro, totalizando cinco. “O Ceará mantém um diálogo permanente com as companhias aéreas, visando o desenvolvimento do estado. Esperamos entregar aos cearenses novas frequências em breve, conforme a missão dada pelo governador Elmano de Freitas para internacionalizar o turismo cearense”, concluiu Yrwana.