Turismo
Turismo
O turismo no Ceará registrou um crescimento de 5,7% em outubro de 2025 na comparação com o mesmo mês do ano anterior, consolidando o estado como o principal destino do Nordeste pelo quinto mês consecutivo. Os dados, divulgados na última semana pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, mostram que o Ceará teve a 6ª maior alta do Brasil.
O desempenho cearense supera com folga as médias nacional (1,6%) e regional (2,9%) para o período. A tendência de alta também se confirma no curto prazo, com um crescimento de 3,2% de setembro para outubro.
No acumulado dos últimos 12 meses, o Ceará mantém um dos desempenhos mais robustos do país, com um crescimento de 9,1%, novamente acima da média brasileira (6,0%) e nordestina (5,8%). Os números reforçam o papel do estado como um dos motores da atividade turística nacional.
Para o secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, os resultados refletem um trabalho consistente de promoção e ampliação da malha aérea. “O ano de 2025 tem apresentado um crescimento significativo. Seguindo a estratégia do governador Elmano, aumentamos a quantidade de voos domésticos e internacionais e fortalecemos as negociações com as operadoras que vendem o Ceará”, pontuou.
Bismarck celebrou os dados como um “retrato fiel do trabalho coletivo”. “Esse retrato mostra um Ceará competitivo, crescendo acima do Brasil e puxando o Nordeste. É motivo de orgulho e responsabilidade para continuarmos avançando”, completou.
O Índice de Volume das Atividades Turísticas do IBGE mede a variação de serviços como transporte de passageiros, hospedagem, agências de viagens e atividades culturais, funcionando como um termômetro oficial do setor.