Pesquisar

Turismo

Turismo

Coliseu abre túnel secreto de imperadores para visitação pela primeira vez

Passagem usada por Cômodo, imperador que inspirou o filme ‘Gladiador’, revela os bastidores do poder e das intrigas na Roma Antiga.
Túnel secreto do Coliseu
O corredor era usado por imperadores para acessar a tribuna de honra e foi palco de uma famosa tentativa de assassinato. (Foto: Divulgação)

Uma das atrações mais icônicas do mundo acaba de revelar um de seus segredos mais bem guardados. Pela primeira vez em sua história, o túnel secreto do Coliseu, em Roma, foi aberto para visitação pública. Conhecida como Passaggio di Commodo (Passagem de Cômodo), a galeria subterrânea era a rota exclusiva utilizada pelos imperadores para chegar à tribuna de honra da arena sem serem vistos.

Uma passagem marcada pela história e pelo cinema

O corredor conecta o exterior do anfiteatro ao pulvinar, o luxuoso camarote imperial, e ficou famoso por ter sido a rota de fuga do imperador Cômodo (180-192 d.C.) durante uma tentativa de assassinato. A figura de Cômodo, um tirano lembrado por sua megalomania, inspirou o personagem de mesmo nome no filme “Gladiador” (2000), interpretado por Joaquin Phoenix. A abertura da passagem oferece aos visitantes uma imersão única nos bastidores do poder e das intrigas da Roma Antiga.

Como visitar a nova atração

A visitação à Passagem de Cômodo começou oficialmente no dia 27 de outubro e, neste primeiro momento, acontece de forma restrita. Os ingressos devem ser adquiridos antecipadamente pelo site oficial do Coliseu, na modalidade “Full Experience Passaggio di Commodo”. O percurso guiado tem duração de 25 minutos e é limitado a pequenos grupos, proporcionando uma experiência exclusiva.

Serviço – Visita ao Túnel Secreto

  • Local: Coliseu, Roma, Itália.
  • Dias: Segundas e quartas-feiras.
  • Horário: Das 13h às 16h.
  • Visitas Guiadas: Espanhol (13h), Italiano (14h) e Inglês (15h).
  • Ingressos: Exclusivamente online, no site oficial do Coliseu.

Mais notícias