Pesquisar

+ Notícias

+ Notícias

Trump aumenta tarifas sobre aço e alumínio e cancela isenções para Brasil, Canadá e México

Decisão eleva tarifas para 25% e pode intensificar tensões comerciais com parceiros internacionais.
De acordo com Trump, as medidas visam fortalecer a indústria estadunidense. (Foto: Kevin Lamarque)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta segunda-feira (10), um aumento substancial nas tarifas sobre as importações de aço e alumínio, cancelando isenções e cotas isentas de impostos concedidas anteriormente a países como Brasil, Canadá e México. A medida, que restabelece tarifas mais altas sobre milhões de toneladas desses produtos, pode ampliar os riscos de uma guerra comercial entre os EUA e seus principais fornecedores.

Com a nova decisão, a tarifa sobre as importações de alumínio foi elevada de 10% para 25%, enquanto o aço também retorna ao patamar de 25%, eliminando os acordos de cotas e as exclusões concedidas desde 2018. A ação faz parte das medidas adotadas sob a Seção 232 de segurança nacional, implementadas inicialmente para proteger a indústria siderúrgica e metalúrgica norte-americana.

Segundo um representante da Casa Branca, as isenções anteriores estavam enfraquecendo a eficácia das tarifas impostas há seis anos. A nova política deve impactar diretamente países que exportam grandes volumes desses produtos para os EUA, podendo gerar represálias comerciais e afetar cadeias de produção em setores como automobilístico, construção civil e manufatura.

Mais notícias

plugins premium WordPress