Turismo
Turismo
O setor de transporte aéreo no Brasil vive um momento de forte expansão. De janeiro a outubro de 2025, os aeroportos do país registraram a movimentação de 106,8 milhões de passageiros, um crescimento de 9,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados, divulgados pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), mostram que a marca de 100 milhões de viajantes foi atingida um mês antes do que em 2024.
O mês de outubro foi particularmente expressivo, quebrando recordes tanto no mercado doméstico quanto no internacional. Pela primeira vez na série histórica, iniciada em 2000, o número de passageiros em voos nacionais ultrapassou a casa dos 9 milhões em um único mês. Já o mercado internacional registrou 2,3 milhões de viajantes, também o melhor resultado para o período. “Estamos com uma trajetória firme e constante de crescimento, com recordes mensais de brasileiros viajando de avião”, comemorou o ministro Silvio Costa Filho.
Para Daniel Longo, secretário Nacional de Aviação Civil, os números consolidam a liderança do Brasil na região. “O Brasil tem o maior mercado doméstico de passageiros da América do Sul e Caribe e é o que mais tem apresentado crescimento. Tudo isso é fruto de políticas públicas acertadas e boa resposta dos setores econômicos”, indicou. O aeroporto de Guarulhos (SP) lidera como o mais movimentado do país, com 38,2 milhões de passageiros no acumulado do ano.