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Na manhã desta segunda-feira (27), o governador Elmano de Freitas assinou a ordem de serviço para o lote 11 da Ferrovia Transnordestina, que abrange 26 quilômetros de extensão, ligando o Porto do Pecém a Caucaia. A expectativa é de que este trecho gere cerca de 700 empregos diretos durante a fase de construção.
Com 1.206 km de extensão total, a Transnordestina atravessa 53 municípios entre os estados do Piauí e Ceará. O projeto, que envolve um investimento federal de mais de R$ 15 bilhões, busca transformar a logística regional e fortalecer a economia do estado.
Impactos econômicos e logísticos
Durante a cerimônia, Elmano de Freitas destacou que a ferrovia permitirá uma significativa redução de custos de frete, além de facilitar a exportação de produtos como calçados, frutas e bens industriais pelo Porto do Pecém. “É uma ferrovia que permite ao Ceará ter um grande ganho de logística, de redução de frete para as mercadorias, e que possibilita trazer grãos para toda a cadeia leiteira, mas, acima de tudo, a logística para exportação através do Porto do Pecém, seja de calçado, de frutas ou produtos industriais, que o estado vai cada vez mais atrair”, afirmou.
O projeto contempla a construção de três terminais de carga no Ceará. Um deles, voltado para o escoamento de grãos, será em Quixeramobim, enquanto os outros dois, destinados ao transporte de combustíveis e fertilizantes, ainda terão sua localização definida.
Avanços na obra e novos investimentos
Atualmente, mais de 2.800 pessoas estão envolvidas nas obras, número que deve aumentar para 3.500 com a nova etapa. Segundo Tufi Daher, diretor-presidente da Transnordestina, há o compromisso de iniciar a operação da ferrovia ainda em 2025, inicialmente atendendo o mercado interno com o transporte de grãos do Piauí até Iguatu.
Além disso, o governador anunciou a licitação de mais de R$ 670 milhões para a adaptação e ampliação do Porto do Pecém, com foco no transporte ferroviário e no desenvolvimento do hidrogênio verde.
Perspectivas futuras
A retomada das obras em 2023, impulsionada pelos investimentos federais, trouxe novo fôlego ao projeto. A previsão é que a Fase 1 da ferrovia seja concluída até 2027, com a Fase 2 prevista para 2029. Até o momento, R$ 7,1 bilhões já foram investidos no projeto.