Poder
Poder
Nesta quinta-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, assinaram um aditivo de R$ 3,6 bilhões ao financiamento das obras da Ferrovia Transnordestina. O aporte será liberado em quatro etapas e visa a conclusão do trecho que conecta Eliseu Martins, no Piauí, ao Porto do Pecém, no Ceará.
Os recursos, provenientes do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), serão destinados à Transnordestina Logística S/A, concessionária responsável pela operação. Com 1.209 quilômetros de extensão, a ferrovia atravessa 53 municípios e é considerada fundamental para integrar a produção agrícola e mineral do interior nordestino ao mercado global, via Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
Segundo Paulo Câmara, o investimento reforça o papel do governo federal na transformação da infraestrutura regional: “Sob a liderança do presidente Lula, obras fundamentais estão sendo concluídas, saindo do papel e se tornando eixos de desenvolvimento. O Banco do Nordeste está muito satisfeito em contribuir com essas mudanças significativas para a nossa região.”