Esporte
Esporte
* Atualizada às 00h16.
O confronto entre Colo-Colo e Fortaleza, válido pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América, foi interrompido aos 24 minutos do segundo tempo por conta de uma invasão de campo e arremessos de objetos metálicos por parte da torcida chilena. O jogo, que estava empatado em 0 a 0, foi suspenso pelo árbitro após os incidentes ganharem proporções preocupantes.
Segundo informações das autoridades locais, a revolta dos torcedores teve início após a confirmação da morte de dois fãs do Colo-Colo, atropelados por um carro da polícia chilena nas imediações do Estádio Monumental David Arellano, em Santiago. As vítimas seriam um adolescente de 13 anos e uma jovem de 18, que foram esmagados contra uma grade durante uma tentativa de invasão ao estádio.
Conforme apurado pela imprensa chilena, grupos de torcedores tentaram acessar o local sem ingresso, forçando as grades em diversos pontos de entrada. Com isso, houve explosões, confronto com os Carabineros e, no auge da confusão, o veículo de controle de ordem pública teria atropelado as vítimas já prensadas contra as grades.
Em campo, o Colo-Colo era superior ao Fortaleza, dominando a posse de bola e obrigando o goleiro João Ricardo a realizar defesas decisivas. Foram oito finalizações da equipe chilena e seis escanteios, enquanto o Leão pouco criou ofensivamente. Mesmo sob pressão, a equipe cearense segurava o empate até o momento da interrupção.
Com o clima agravado nas arquibancadas, o vidro de proteção do setor “Oceano” foi quebrado e torcedores invadiram o gramado. Os jogadores do Fortaleza conseguiram correr para o vestiário em segurança, e não houve registro de agressões físicas em campo.
O Ministério Público chileno já abriu investigação para apurar as causas das mortes e a conduta das forças policiais. Câmeras de segurança do estádio e imagens da imprensa serão utilizadas para identificar os responsáveis e esclarecer os fatos. O fiscal Francisco Mores afirmou que o caso está sendo tratado com prioridade pelas autoridades.
Quase duas horas após a suspensão da partida, a Conmebol decidiu pelo cancelamento do confronto. Com a decisão, conforme o regulamento, a partida deve ser retomada e caberá ao comitê disciplinar da Conmebol definir qual será o resultado do jogo.
Entre as decisões possíveis, caso se entenda que o Colo-Colo foi responsável pelo cancelamento, a confederação pode determinar a vitória do Fortaleza por 3 a 0.
Grupo E
Pelo Grupo E da Libertadores, o mesmo do Fortaleza, o Racing, da Argentina, perdeu para o Atlético Bucaramanga, da Colômbia, na noite desta quinta-feira (10). Jogando fora de casa, o time colombiano fez 2 a 1, com gols de Pons e Sambueza para o Bucaramanga e Barrios para o Racing, e foi a quatro pontos e assumiu a liderança.