Poder
Poder
O Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Estado do Ceará (TJDF-CE) determinou a suspensão das principais torcidas organizadas de Ceará e Fortaleza devido aos conflitos registrados no último final de semana. A medida afeta diretamente os jogos do Campeonato Cearense 2025 até o dia 5 de fevereiro, quando o Pleno do tribunal analisará a decisão.
A punição foi motivada por episódios de violência envolvendo as torcidas Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF) e Jovem Garra Tricolor (JGT), em Horizonte, no sábado (25), e Torcida Organizada Cearamor (TOC) e Movimento Força Independente (MOFI), no domingo (26), no Estádio Presidente Vargas. Os incidentes ocorreram durante a segunda rodada da competição.
Principais determinações da liminar
A decisão, assinada pelo presidente do TJDF-CE, Dr. Luciano Furtado, estabelece as seguintes medidas:
Proibição de presença e uso de símbolos das torcidas
As organizadas TUF, JGT, TOC e MOFI estão proibidas de comparecer a partidas de Ceará e Fortaleza, tanto como mandantes quanto visitantes. Além disso, está vedado o uso de uniformes, bandeiras, instrumentos musicais ou qualquer item alusivo a esses grupos.
Fechamento parcial de setores nos estádios
Nos jogos em casa, Ceará e Fortaleza deverão manter fechados parcialmente os setores tradicionalmente ocupados pelas organizadas. Faixas com mensagens de paz deverão ser instaladas.
•Ceará: fechamento de 50% do setor azul e 25% do setor laranja.
•Fortaleza: fechamento de 50% do setor amarelo e 25% do setor azul.
Proibição de facilitação de ingressos
Os clubes estão proibidos de vender ou doar ingressos para membros identificados das torcidas organizadas suspensas.
Validade da decisão
A suspensão das torcidas permanece em vigor até 5 de fevereiro, quando o Pleno do TJDF-CE reavaliará a medida em sessão extraordinária. A Federação Cearense de Futebol (FCF) declarou apoio à decisão do tribunal e às iniciativas dos clubes para combater a violência nos estádios.