Economia
Economia
A Receita Federal libera, a partir das 10h desta quinta-feira (24), a consulta ao terceiro lote da restituição do IR 2025, que contempla 7,2 milhões de contribuintes. O pagamento será feito em 31 de julho, totalizando R$ 10 bilhões, o segundo maior valor já pago em um único lote, segundo o Fisco.
De acordo com a Receita, este é o maior lote da história em número de contemplados, incluindo também restituições residuais de anos anteriores. Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e indicaram Pix com CPF como forma de recebimento passam a ter prioridade no reembolso, mesmo sem previsão legal.
Entre os beneficiários deste terceiro lote da restituição do IR 2025, estão:
6.316.894 contribuintes com uso simultâneo de pré-preenchida e Pix;
755.978 contribuintes sem prioridade legal;
83.575 pessoas entre 60 e 79 anos;
35.315 professores cuja principal renda vem do magistério;
15.988 idosos com mais de 80 anos;
11.298 pessoas com doenças graves ou deficiência física ou mental.
Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, depois, em “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal, disponível para smartphones e tablets.
Caso o nome não esteja na lista, recomenda-se acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), verificar se há pendências na declaração e, se necessário, enviar uma retificadora.
Os valores do terceiro lote da restituição do IR 2025 serão creditados na conta bancária ou chave Pix informada pelo contribuinte. O crédito será realizado em 31 de julho e, se houver erro nos dados bancários, o valor ficará disponível por até um ano no Banco do Brasil.