Pesquisar

Esporte

Esporte

Temporada de João Fonseca termina mais cedo por lesão nas costas

Tenista brasileiro de 19 anos desiste do ATP de Atenas para tratar uma lombalgia.
Temporada de João Fonseca
Em 2025, o fenômeno brasileiro atingiu o melhor momento da sua carreira. (Foto: Andrew Couldridge)

A histórica temporada de João Fonseca no circuito profissional de tênis chegou a um fim antecipado. O atleta de 19 anos anunciou nesta quinta-feira (30) sua desistência do ATP 250 de Atenas, que seria seu último torneio oficial do ano, para tratar uma lombalgia (dores na região lombar).

Um ano de ascensão meteórica

A decisão encerra um ano espetacular para o jovem carioca. Fonseca iniciou 2025 na 145ª posição do ranking mundial e, em menos de 12 meses, saltou para o 28º lugar, firmando-se como o tenista mais jovem no top 30. A jornada incluiu a conquista de seu primeiro título ATP 250 em Buenos Aires e o primeiro ATP 500 na Basileia, além de vitórias marcantes sobre gigantes como Andrey Rublev e Stefanos Tsitsipas.

Destaque nos maiores palcos

A temporada de João Fonseca também foi marcada por grandes atuações nos principais torneios do mundo. Ele disputou a chave principal de todos os quatro Grand Slams, com destaque para as campanhas até a terceira rodada em Roland Garros e Wimbledon, mostrando maturidade e talento nos maiores palcos do esporte.

Futuro promissor

Apesar do encerramento precoce por conta da lesão, o saldo de 2025 é extremamente positivo e coloca João Fonseca como uma das maiores promessas do tênis mundial. Seu único compromisso restante será uma partida de exibição contra o número 1 do mundo, Carlos Alcaraz, no dia 8 de dezembro, em Miami.

Mais notícias