Ceará
Ceará
Os técnico-administrativos das universidades federais de todo o país realizam uma paralisação nacional nesta terça-feira (12). O objetivo é pressionar o governo federal e o Congresso pelo cumprimento dos acordos de greve firmados com os servidores públicos.
Mobilização em Fortaleza
Desde as 8h, os servidores dos sindicatos SINTUFCE, SINDSIFCE e ADUFC estão mobilizados na reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. A programação inclui uma roda de conversa sobre a Medida Provisória 1286/2024, além de análise de conjuntura e atividades culturais.
A paralisação faz parte da Jornada de Lutas do Funcionalismo Público Federal, convocada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE), que reúne diversas categorias do serviço público.
Pressão sobre orçamento e medidas do governo
A Jornada de Lutas acontece em um momento decisivo para o setor. A votação do Orçamento de 2025 (PLN 26/24), inicialmente prevista para o dia 11 de março, foi adiada e deve ocorrer apenas no dia 17, segundo o relator Angelo Coronel (PSD-BA). As entidades alertam que a demora na aprovação impacta serviços essenciais e direitos da população.
Os servidores também reivindicam ajustes na MP 1286/2024, editada pelo governo no final do ano passado. A medida trata dos reajustes salariais acordados com as categorias do funcionalismo, além de promover alterações em algumas carreiras e mudanças no processo de avaliação dos servidores. No entanto, os sindicatos alegam que a MP contém trechos que configuram uma minirreforma administrativa prejudicial aos trabalhadores do setor público.