Ceará
Ceará
															Voltar à sala de aula aos 100 anos de idade. Para Maria Denise, essa se tornou uma rotina estimulante e divertida. Ela é uma das alunas do Super Cérebro em Fortaleza, um método de treinamento cognitivo que tem conquistado adultos e idosos com uma proposta inovadora para a longevidade.
Localizada no bairro Aldeota, a franquia utiliza jogos, livros, tecnologia e o soroban (um ábaco japonês) para fortalecer habilidades como memória, atenção e raciocínio lógico. As aulas, que duram uma hora e meia, são projetadas para serem leves e divertidas, promovendo autonomia, socialização e bem-estar emocional para o público a partir de 45 anos. “Percebi o quanto as pessoas precisavam de um espaço para exercitar o cérebro com propósito e afeto”, explica Danniela Rolim Medeiros, que trouxe o método para a capital cearense.
O objetivo é ir além do ensino tradicional, focando na prevenção do declínio cognitivo natural do envelhecimento. Alunos relatam melhoras significativas na concentração, humor e autoestima. “Eu nunca fui boa em matemática, mas desta forma o aprendizado se torna mais leve”, conta Lúcia Medeiros, de 90 anos, que faz as aulas com o marido, de 93. A socialização é outro ponto alto, ajudando a quebrar barreiras e a timidez.