Poder
Poder
A vereadora Karlinda Coelho (Republicanos) foi reconduzida à presidência da Câmara Municipal de Canindé por decisão do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida suspende os efeitos da decisão judicial que havia afastado a parlamentar e anulado a eleição realizada em 1º de janeiro de 2025, data em que Karlinda havia sido eleita para o cargo.
A decisão tem como base nova jurisprudência da Suprema Corte, que não considera reeleição consecutiva os mandatos exercidos de forma descontinuada ou com base em interpretações específicas da legislação local. Com isso, o entendimento é de que Karlinda Coelho não estaria em seu terceiro mandato consecutivo, o que viabiliza sua permanência no cargo.
Na noite de quarta-feira (16), chegou a ser realizado um novo pleito interno na Câmara de Canindé, no qual o vereador Dudu Geladão (PRD) foi eleito presidente da Casa com 11 votos. Ele teve apoio direto do prefeito de Canindé, Professor Jardel (PSB). No entanto, a decisão do STF tornou a eleição inválida, e o mandato de Dudu Geladão durou menos de um dia.
Com a nova deliberação do Supremo, Karlinda retoma suas funções à frente da presidência da Câmara, em uma reviravolta considerada politicamente desgastante para o grupo aliado ao Executivo municipal.