+ Notícias
+ Notícias
A SpaceX, empresa de exploração espacial de Elon Musk, perdeu contato com o foguete Starship durante um teste realizado na noite desta quinta-feira (6). O problema comprometeu a demonstração de implantação de satélites e marcou a segunda falha consecutiva da companhia em 2025.
Vídeos publicados nas redes sociais mostraram destroços cortando os céus do sul da Flórida e das Bahamas após a nave se desintegrar no espaço. Antes disso, a transmissão ao vivo da SpaceX registrou a Starship girando descontroladamente e com múltiplos motores desligados.
O foguete de 123 metros de altura decolou por volta das 20h (horário de Brasília) a partir das instalações da empresa em Boca Chica, Texas. O propulsor Super Heavy, responsável pelo primeiro estágio, conseguiu retornar à Terra conforme planejado. No entanto, minutos depois, o estágio superior da Starship apresentou falhas, levando à perda de contato com a nave.
“Infelizmente, isso aconteceu da última vez também, então agora já temos um pouco de prática”, disse Dan Huot, porta-voz da SpaceX, durante a transmissão.
Mais um revés no desenvolvimento da Starship
A falha representa mais um obstáculo no programa de desenvolvimento acelerado do foguete Starship, que é considerado essencial para as ambições da SpaceX em levar humanos à Lua e Marte e expandir o envio de satélites ao espaço.
O incidente também repete o fracasso do primeiro teste de 2025, ocorrido em janeiro, quando a Starship explodiu oito minutos após a decolagem, espalhando destroços sobre ilhas do Caribe.
Apesar das falhas, Elon Musk segue pressionando por avanços rápidos no projeto, considerado o mais ambicioso da SpaceX. A empresa ainda não divulgou detalhes sobre a causa exata da falha e os próximos passos para retomar os testes.