Shakira acusada de plágio por compositores brasileiros. Entenda o “Tu Tu Tu” da discórdia

Acusação de plágio contra a estrela colombiana levanta a discussão sobre os limites da inspiração musical
Shakira

O universo da música ganhou um novo capítulo polêmico nesta semana. A estrela colombiana Shakira, tão amada pelo público brasileiro, está no centro de uma disputa judicial no Brasil.

O motivo? quatro compositores brasileiros estão acusando a cantora de plágio. A música em questão é “Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol.53”, um hit lançado em janeiro de 2023, que não só ganhou as paradas, como também levou o Grammy Latino de Canção do Ano.

A letra da música supostamente contém provocações ao ex-marido da cantora, Gerard Piqué, mas o refrão “Pa’ tipos como tú, uh, uh, uh, uh” parece ter algo familiar nos ouvidos de Ruan Prado, Luana Matos, Patrick Graue e Calixto Afiune, autores da faixa “Tu Tu Tu”, gravada por Mariana Fagundes e Léo Santana em 2020.

O caso agora está nas mãos do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, que vão investigar se houve mesmo plágio. Segundo os autores brasileiros, há uma “cópia categórica, evidente e impressionante” entre as obras, não só na melodia, mas também no tema, a traição. Eles reivindicam o reconhecimento de sua autoria sobre a canção e o pagamento das porcentagens dos lucros gerados pela música.

O debate sobre inspiração e plágio é antigo na música. Há muitos casos de cópias de melodias e letras que ganharam espaço de discussão nos tribunais. O questionamento que fica é: Até onde vai a linha entre influência e cópia?

Mais notícias

plugins premium WordPress