Pesquisar

Economia

Economia

Setor de serviços registra alta de 1,1% em outubro

Transporte aéreo lidera crescimento com avanço de 27,1% no mês.
Em comparação com o mesmo período do ano passado, o avanço foi de 6,3%. (Fernando Frazão)

O volume de serviços no Brasil registrou um aumento de 1,1% em outubro de 2024, comparado ao mês anterior, alcançando o patamar mais alto da série histórica iniciada em 2012, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta quarta-feira (11), pelo IBGE.

Na comparação com outubro de 2023, o setor avançou 6,3%, com resultados positivos também no acumulado dos dez primeiros meses de 2024 (3,2%) e nos últimos 12 meses (2,7%).

O crescimento mensal foi impulsionado principalmente pelo setor de transportes, que registrou alta de 4,1%. Dentro desse grupo, o transporte aéreo teve destaque com uma expansão de 27,1%, beneficiado pela redução nos preços das passagens aéreas, conforme explicou Rodrigo Lobo, pesquisador do IBGE.

Os demais componentes do transporte também apresentaram crescimento, embora em menores proporções:

Transporte terrestre: +1,6%;

Transporte aquaviário: +0,7%;

Armazenagem, serviços auxiliares dos transportes e correio: +2,6%.

Outro segmento que contribuiu para a alta foi o de serviços profissionais, administrativos e complementares, com expansão de 1,6%.

Apesar do crescimento médio, algumas atividades registraram queda no mês:

Informação e comunicação: -1%;

Outros serviços: -1,4%;

Serviços prestados às famílias: -0,1%.

A receita nominal dos serviços cresceu 0,8% em outubro ante setembro e acumulou altas de 9,6% em relação ao mesmo mês de 2023, 7,8% no ano e 7,4% em 12 meses.

O índice de atividades turísticas avançou 4,7% no mês, marcando o segundo resultado positivo consecutivo. O segmento de turismo está 12,9% acima do patamar de fevereiro de 2020 (pré-pandemia), atingindo seu ponto mais alto na série histórica, 4,4% acima do recorde anterior registrado em junho deste ano.

Mais notícias

plugins premium WordPress