Economia
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O mercado de brinquedos no Brasil registrou um crescimento de 36% em vendas desde 2020, passando de R$ 7,5 milhões para R$ 10,2 milhões em 2024. O setor acompanha o aumento no consumo per capita, que chega a uma média de 11 unidades por criança ao ano, segundo dados da Fundação Abrinq. A expansão é impulsionada por fatores como inovação constante, lançamentos de novos produtos e o fortalecimento do varejo.
Expansão e desafios da indústria
O presidente da Fundação Abrinq, Synésio Batista da Costa, destacou a resiliência do setor, que se beneficia de um público consumidor constante, com o Brasil registrando entre 9 mil e 14 mil nascimentos diários. Ele relembrou que, há três décadas, a invasão de produtos chineses afetou severamente a indústria nacional, resultando no fechamento de 636 fábricas e na demissão de 45 mil trabalhadores. Hoje, o setor conta com 400 fábricas e emprega cerca de 70 mil pessoas.
A necessidade de inovação no setor exige a renovação de 25% a 30% dos produtos anualmente. Atualmente, existem 4.700 tipos diferentes de brinquedos disponíveis no mercado.
Outro ponto de destaque é a inflação setorial, que, segundo Synésio, cresce em um ritmo inferior à inflação geral do país. “Os brinquedos estão nos 27 estados e no Distrito Federal. Mesmo em cidades onde as famílias têm menos recursos, é possível encontrar brinquedos acessíveis, com preços a partir de R$ 10”, afirmou.
Falta de mão de obra preocupa fabricantes
Apesar do crescimento, a escassez de mão de obra tem sido um obstáculo para o setor. O presidente da Abrinq informou que há cerca de 7 mil vagas abertas nas fábricas, com salários entre R$ 3.500 e R$ 7 mil, além de benefícios. “Temos fábricas com 100 vagas disponíveis, mas não aparece ninguém para trabalhar. Não exigimos experiência, pois qualificamos dentro da fábrica. Porém, não contratamos sem carteira assinada”, explicou.
A expectativa é que o setor cresça pelo menos 4,5% em 2025, impulsionado pela demanda interna e novos lançamentos.
Feira Abrin impulsiona negócios e inovação
Teve início nesta segunda-feira (10) a Feira Abrin, em São Paulo, considerada um evento estratégico para a indústria de brinquedos. A feira reúne fabricantes, distribuidores e lojistas, promovendo negócios e debates sobre tendências e inovação.
Desde 2020, o evento cresceu 31,6% em visitantes e 17,1% em expositores, reforçando sua importância para o setor. Nesta 41ª edição, a feira conta com mais de 170 expositores e 1.500 lançamentos, distribuídos em um espaço de 30 mil metros quadrados.
“O evento deste ano será ainda maior e mais inovador. Vamos trazer experiências diferenciadas e oportunidades concretas de negócios, fortalecendo a indústria e conectando toda a cadeia produtiva”, afirmou Fernando Ruas, presidente da Francal, organizadora da feira.