A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou em setembro de 2025 que mais de 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais. Segundo Mark Van Ommeren, chefe do Departamento de Doenças Crônicas e Saúde Mental da OMS, as mulheres apresentam mais problemas de saúde mental, com depressão e ansiedade sendo mais recorrentes. O Brasil é reconhecido como o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. Nesse contexto, a psicanalista clínica Roberta Sara lança pela Editora Hagnos o livro “Ciclos Emocionais Viciantes”.
A obra aborda 16 padrões emocionais que tendem a se repetir automática e involuntariamente, como um vício emocional. Entre eles estão o Ciclo da Rejeição e do Desprezo, da Manipulação e do Medo, da Inferioridade e da Vitimização, e da Culpa e da Vergonha. A neurociência indica que podemos herdar, por meio do DNA, células de experiências traumáticas vividas por nossos pais. A epigenética afirma que pequenas marcas químicas são adicionadas ou removidas de nosso código genético em resposta a mudanças no ambiente.
Ao final de cada capítulo, a autora oferece dicas práticas de como romper com esses ciclos. “A responsabilidade sobre nossos sentimentos é toda nossa. Por isso, não permita que o pior do outro desperte o pior em você”, afirma Roberta Sara. O livro mostra como observar o padrão, descobrir o “gatilho”, criar uma nova resposta consciente e buscar ferramentas de reprogramação emocional. Baseado em valores cristãos, a obra ressalta que o poder de mudança reside dentro de todos nós.