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Samu 360 reduz tempo de atendimento no Ceará em 12% com aplicativo

Aplicativo moderniza comunicação entre Central de Regulação e ambulâncias em 12 municípios cearenses com tecnologia em tempo real
Samu 360
O aplicativo já funciona em 12 municípios e está instalado em 166 veículos. (Foto: Jessika Sampaio)

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) iniciou a implementação do aplicativo Samu 360, que moderniza o fluxo de comunicação entre a Central de Regulação e as equipes que atuam nas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará). O App, já em funcionamento em 12 municípios, tem apresentado resultados expressivos, com redução de quase 12% no tempo de resposta entre o chamado e a chegada da equipe ao local da ocorrência.

Tecnologia e abrangência do Samu 360

Ao todo, 166 veículos, entre ambulâncias de suporte básico e avançado, motocicletas de intervenção rápida e aeronaves, já contam com a tecnologia instalada. Além disso, os aparelhos permitem o acompanhamento em tempo real da geolocalização dos veículos, facilitam o envio de atualizações sobre o estado do paciente durante o atendimento e tornam a comunicação entre as equipes e a Central mais direta e segura.

A secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, explica que o aplicativo integra as ações de inovação e modernização conduzidas pela gestão estadual. Por isso, “com o Samu 360, estamos colocando o aplicativo a serviço da vida. Essa ferramenta moderniza a nossa rede de urgência, reduz o tempo de resposta e fortalece o compromisso da Saúde do Ceará com um atendimento cada vez mais ágil, seguro e eficiente”, segundo informações divulgadas pela Sesa em 8 de dezembro de 2024.

Como funciona o aplicativo Samu 360

O superintendente do Samu 192 Ceará, Nilson Mendonça Filho, explica que a ferramenta elimina etapas manuais e diminui o tempo de deslocamento das equipes. Nesse sentido, “com o Samu 360 Ceará, o chamado registrado pela Central é enviado diretamente para o veículo designado para a ocorrência. Antes, todo o processo era manual e demandava ligação telefônica para repassar endereço, identificação e estado de saúde do paciente. Agora, tudo chega automaticamente no aplicativo, garantindo mais agilidade e segurança na assistência”, destaca.

Dessa forma, a padronização dos dispositivos também garante que todas as unidades móveis operem sob o mesmo protocolo tecnológico, aumentando a eficiência do serviço em todo o território atendido. A plataforma também permite identificar, em tempo real, qual unidade móvel está livre e mais próxima para atender cada demanda, otimizando o uso da frota e ampliando a resolutividade do serviço.

Portanto, “a tecnologia já mostrou impacto relevante no projeto-piloto e estamos avançando para entregar um cuidado cada vez mais rápido e resolutivo à população”, finaliza o superintendente. Para mais informações sobre o Samu 192 Ceará, acesse o site oficial da Secretaria da Saúde do Ceará.

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