Poder
Poder
Menos de 24 horas após Fernando Santana (PT) renunciar à candidatura para a presidência da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), o grupo governista apresentou o deputado Romeu Aldigueri (PDT) como seu novo nome para liderar a Casa na próxima gestão. A escolha foi oficializada na manhã de sábado (23) pelo governador Elmano de Freitas (PT) durante reunião com lideranças do partido.
Aldigueri, atual líder do governo na Alece, integra o grupo pedetista alinhado ao senador Cid Gomes (PSB) e à base governista liderada pelo PT no estado. Segundo o deputado De Assis Diniz (PT), a decisão ocorreu após a desistência de Fernando Santana, mas os detalhes sobre outras posições na Mesa Diretora e a sucessão de Aldigueri na liderança do governo serão discutidos na próxima segunda-feira (25).
A indicação de Santana havia gerado insatisfações dentro do grupo governista, especialmente entre aliados próximos a Cid Gomes. Apesar de rumores de rompimento, Cid negou qualquer afastamento em reunião do PSB nesta semana. Na sexta-feira (22), o governador Elmano e o ministro Camilo Santana reforçaram que o diálogo seria mantido para resolver as divergências internas.
Romeu Aldigueri já era apontado como favorito à presidência da Alece antes das eleições municipais de 2024, mas a disputa interna trouxe outros nomes para a mesa, como Osmar Baquit, Salmito Filho e Zezinho Albuquerque. Com decisão judicial favorável, Aldigueri e outros deputados do PDT têm caminho livre para se desfiliar do partido, após o racha de 2022, e devem se filiar ao PSB, em evento planejado por Cid Gomes e Eudoro Santana.