Poder
Poder
Os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) terão uma reunião sobre segurança no Rio de Janeiro com o governador Cláudio Castro nesta quarta-feira (29). Além disso, o encontro de emergência foi marcado após a “Operação Contenção”, que deixou 64 mortos e se tornou a mais letal da história do estado.
Antes mesmo da reunião, o Governo Federal atendeu a um pedido de Cláudio Castro e autorizou a transferência de 10 detentos para presídios federais. Eles são acusados de liderar, de dentro da cadeia, os ataques que geraram caos na cidade. Em nota, no entanto, o Planalto informou que uma reunião com o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, avaliou os desdobramentos da crise e constatou que o governo do Rio não solicitou apoio nem consultou as forças federais para realizar a operação.
A crise na segurança pública do Rio mobilizou a cúpula do governo em Brasília. O ministro Ricardo Lewandowski já havia indicado não ter recebido nenhum pedido de apoio de Cláudio Castro para a operação. A reunião desta quarta-feira deve alinhar as estratégias entre os governos estadual e federal para conter a violência e a expansão do crime organizado.
A reunião sobre segurança no Rio foi motivada pela operação de terça-feira (28) nos complexos do Alemão e da Penha. A ação, que visava desarticular o Comando Vermelho, gerou um confronto intenso e um número recorde de mortes, expondo a gravidade da situação da segurança pública no estado.