Ceará
Ceará
O Centro de Fortaleza ganhou, nesta segunda-feira (22), um importante reforço no combate à insegurança alimentar com a inauguração de um novo Restaurante Popular. A iniciativa, parte do programa FORtaleCE, servirá até mil refeições diárias a preços acessíveis e contou com a presença do governador Elmano de Freitas, do prefeito Evandro Leitão e do ministro Guilherme Boulos.
O equipamento funcionará de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h, e representa uma ação conjunta entre Governo do Ceará, Prefeitura, Governo Federal e Fecomércio para garantir comida de qualidade a quem mais precisa.
O acesso ao restaurante será organizado de duas formas, mediante identificação:
R$ 2: Para qualquer cidadão residente em Fortaleza, bastando apresentar um comprovante de residência atualizado.“Essa é uma iniciativa que vai levar comida para a população de rua, grande parte dela concentrada no Centro. Isso mostra sensibilidade com os mais humildes”, destacou o governador Elmano de Freitas.
A inauguração, realizada na semana do Natal, foi celebrada pelas autoridades como um símbolo do compromisso com a dignidade humana. “Olha que bonito essa ação, na semana do Natal. Isso faz parte de uma política que o presidente Lula faz nacionalmente que é tirar as pessoas do mapa da fome”, afirmou o ministro Guilherme Boulos.
O prefeito Evandro Leitão complementou, ressaltando a integração da ação com outras políticas locais. “Um dos eixos do FORtaleCE é justamente a questão da segurança alimentar. Com este restaurante, vamos também olhar para aqueles mais fragilizados”, comentou.
Gerenciado pelo Sesc/Fecomércio, o restaurante conta com uma equipe de oito funcionários e supervisão de uma nutricionista para garantir um cardápio balanceado e de qualidade. “O cardápio é feito em outra unidade do Sesc e aqui medimos a temperatura e atestamos a qualidade da comida”, explicou Raquelina Viana, gerente do local. No dia da inauguração, os presentes também receberam um kit de higiene pessoal.
A ação se soma ao programa Ceará Sem Fome, que já distribui 130 mil refeições diárias no estado e beneficia 47 mil famílias com o Cartão Ceará Sem Fome.