Esporte
Esporte
O Fortaleza oficializou, nesta quinta-feira (17), a contratação do técnico Renato Paiva para comandar a equipe até 31 de dezembro de 2026. O treinador português de 55 anos chega acompanhado dos auxiliares Ricardo Dionísio e Miguel Santos, além do preparador de goleiros Rui Tavares.
O novo comandante do Leão do Pici desembarca no Centro de Excelência Alcides Santos nesta tarde para realizar seu primeiro treino com o elenco. Na ocasião, ele também conhecerá as instalações e os profissionais do clube. A chegada do técnico ocorre em um momento de reformulação e aposta por estabilidade e conhecimento do futebol nacional.
Português teve destaque recente com o Botafogo no Mundial de Clubes
Na atual temporada, Paiva dirigiu o Botafogo na Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Na competição, venceu o PSG na fase de grupos e classificou o clube carioca às oitavas de final. Também foi responsável por levar o time às oitavas da CONMEBOL Libertadores e da Copa do Brasil. Sua primeira experiência no futebol brasileiro foi em 2023, quando conquistou o título do Campeonato Baiano com o Bahia.
Trajetória inclui passagens por Europa, Equador e México
Formado nas categorias de base do Benfica, onde atuou por 15 anos, Paiva teve destaque ao comandar o time B entre 2019 e 2020. Depois, seguiu para o Equador, onde levou o Independiente del Valle ao título inédito de campeão equatoriano, além de comandar a equipe na Libertadores em 2022. Na sequência, trabalhou no futebol mexicano, passando pelo Club León e pelo Toluca, este último na temporada de 2024.
Dirigentes exaltam repertório e identificação com o projeto
Segundo o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, a escolha de Renato Paiva foi baseada no conteúdo técnico e no conhecimento do futebol brasileiro. “Queríamos alguém que já conhecesse a Série A, adversários, arbitragem, logística. Ele já atuou no Nordeste, conhece o clima e o calor do povo nordestino”, afirmou o dirigente.
O diretor de futebol Sérgio Papellin destacou o perfil estudioso do treinador e sua boa relação com funcionários e jogadores. “É um técnico que conhece muito a parte tática e tem o respeito do grupo. Esperamos que faça um grande trabalho e conquiste títulos com o Fortaleza”, concluiu.