Esporte
Esporte
O técnico Renato Gaúcho não é mais o comandante do time masculino do Grêmio. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (9), menos de 24 horas após a derrota por 3 a 0 para o Corinthians, na Arena, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor terminou a competição na 14ª posição.
Segundo o presidente do clube, Alberto Guerra, foi o próprio Renato quem manifestou, em reunião com a diretoria, o desejo de deixar o comando técnico. “O clube agradece por toda a dedicação e empenho durante mais esta passagem pelo Tricolor”, destacou o Grêmio em nota oficial, reforçando que Renato será sempre reconhecido como ídolo da instituição.
Em um vídeo publicado em suas redes sociais, Renato se despediu emocionado, agradecendo o apoio dos torcedores, jogadores, diretoria e funcionários. “É difícil para mim, porque você cria amizades e, de repente, tem de dar um tempo. Sei que tomei a decisão certa no momento e que as portas do clube estarão abertas”, disse o técnico. Ele também assumiu total responsabilidade pelos resultados recentes e declarou ter dado o melhor de si durante sua passagem.
Esta foi a quarta passagem de Renato Gaúcho como treinador do Grêmio, onde comandou o time por 805 partidas, sendo o técnico com mais jogos na história do clube. Durante os últimos dois anos e três meses, Renato conquistou dois títulos do Campeonato Gaúcho e foi vice-campeão brasileiro em 2023.
Em suas passagens anteriores, Renato liderou o time em conquistas expressivas, como a Copa do Brasil (2016), a Libertadores da América (2017), a Recopa Sul-Americana (2018) e vários títulos estaduais, consolidando-se como um dos maiores ídolos da história gremista, tanto como jogador quanto como treinador.