Ceará
Ceará
O prefeito Evandro Leitão fiscalizou, na manhã desta segunda-feira (8/9), o andamento das obras de reforma da Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. Segundo a Secretaria da Infraestrutura (Seinf), 40% dos serviços estão concluídos, com previsão de entrega em novembro, a tempo das festividades do Natal de Luz.
“É um equipamento símbolo de Fortaleza, um patrimônio histórico que será devolvido em novembro. São 90 trabalhadores diariamente, tudo isso para revitalizar o espaço e promover a realização das festividades”, destacou o prefeito.
Atualmente, os serviços envolvem pavimentação em pedra portuguesa, construção de novos quiosques, instalações elétricas e hidráulicas, além da recuperação de bancos e estruturas. As próximas etapas contemplam a instalação de estruturas acessíveis, fontes interativas e novo sistema de iluminação.
A reforma da Praça do Ferreira também visa fortalecer o comércio e o convívio no Centro. O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Assis Cavalcante, destacou que a obra tem causado impacto mínimo nas vendas.
“Essa reforma é um avanço e não está atrapalhando em nada o varejo. Obras assim reforçam a vontade de vender, de ocupar o Centro, e isso gera empregos”, afirmou.
Já o presidente da Câmara Municipal, Leo Couto, ressaltou que a revitalização faz parte de um projeto maior de requalificação: “A Praça do Ferreira, no coração do Centro, foi iniciada e, com 60 dias, já está com 40% de conclusão. Isso é compromisso e respeito com a população.”
A reforma da Praça do Ferreira segue o projeto original dos arquitetos Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon, responsáveis pela última grande intervenção na década de 1990. A ordem de serviço foi assinada em conjunto pelo prefeito Evandro Leitão e pelo governador Elmano de Freitas.
Até 2028, a gestão municipal prevê uma requalificação completa do Centro, com instalação de Zonas Azuis de estacionamento e criação de um corredor tecnológico entre as avenidas Dom Manuel e Monsenhor Tabosa.