Turismo
Turismo
Recife vive um momento estratégico na aviação comercial e busca se consolidar como protagonista no setor aéreo do Nordeste. Após inaugurar a rota para o Porto, em Portugal, a Azul Linhas Aéreas iniciou, nesta quinta-feira (20), as vendas de passagens para dois novos destinos internacionais a partir da capital pernambucana: Madri, na Espanha, e Assunção, no Paraguai.
A conexão com Madri será regular e começará em junho, ampliando o acesso à Europa a partir do Nordeste. Já o voo para Assunção será retomado em julho, em caráter sazonal, após o sucesso da operação no ano passado.
“Somos o principal hub da Azul no Nordeste. Com esse novo voo para Madrid, ampliamos não apenas as opções de destinos, mas também fortalecemos as conexões internacionais, abrindo novas oportunidades para o turismo e os negócios em Pernambuco”, afirmou Eduardo Loyo, presidente da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur).
A escolha de Recife como base para as novas rotas reflete a importância da cidade no mapa aéreo do país. A capital pernambucana é o maior centro de conexões da Azul na região Nordeste e tem posição geográfica privilegiada para voos entre o Brasil e outros continentes.
Outra novidade anunciada nesta quinta-feira foi o início de operações da companhia aérea low-cost JetSMART na rota Recife–Buenos Aires. A partir de 1º de julho, a empresa argentina terá quatro voos semanais, às terças, quartas, sextas e domingos. Os bilhetes já estão disponíveis no site oficial da companhia (jetsmart.com), com cada trecho custando a partir de R$ 796, incluindo taxas.
Aeroporto de Guararapes
O Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife, opera atualmente 46 rotas domésticas e internacionais. Com forte papel de conectividade para o Norte, Nordeste e Sul do Brasil, o terminal também se tornou uma base sólida para a expansão internacional da aviação comercial.
Somente em 2024, já foram registradas mais de 29 mil decolagens a partir de Recife, com um total de 3,8 milhões de assentos ofertados.