Economia
Economia
A Receita Federal paga nesta segunda-feira (30) o segundo maior lote de restituição do Imposto de Renda da história, contemplando 6.545.322 contribuintes. O valor total é de R$ 11 bilhões, incluindo restituições residuais de anos anteriores.
Todo o montante será destinado a contribuintes prioritários. Aqueles que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber via Pix tiveram prioridade neste lote. Entre os contemplados estão:
4.764.634 contribuintes que usaram pré-preenchida e/ou Pix;
1.044.585 pessoas de 60 a 79 anos;
496.650 professores;
148.090 contribuintes acima de 80 anos;
91.363 pessoas com deficiência ou doença grave.
A consulta à restituição foi liberada no dia 23. Os contribuintes podem verificar se estão no lote por meio do site da Receita Federal ou no aplicativo da Receita Federal para dispositivos móveis. O pagamento é feito na conta bancária ou na chave Pix informada na declaração.
Caso o contribuinte não receba o valor por problemas na conta, o montante ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Após esse prazo, o valor deverá ser solicitado por meio do Portal e-CAC.
Quem não foi contemplado deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar pendências. Se necessário, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.